O GRM tem por objetivo atuar em situações de resgate, busca e salvamento em auxílio aos órgãos de defesa civil, segurança pública e demais órgão de resposta. É objetivo também promover e fomentar o uso de boas práticas nas atividades ligadas ao turismo de aventura e a formação de Grupos Voluntários de Busca e Salvamento (GVBS), de acordo com a regulamentação prevista pelo Ministério do Turismo.
O GRM tem como área de atuação prioritária a região Nordeste do Estado de Santa Catarina. O que abrange preponderantemente a Serra do Piraí e a Serra do Quiriri, nas quais estão localizadas, dentre outros, o Pico do Jurapê, Castelo dos Bugres, Morro Pelado, Morro do Tromba e Monte Crista.
Também poderá atuar em missões de Ajuda Humanitária. Assim consideradas aquelas envolvendo ajuda a pessoas e populações atingidas por desastres naturais, ou catástrofes urbanas.
A equipe de Comunicação está apta a estabelecer a comunicação para que as demais equipes possam se comunicar, além de monitorar em tempo real a evolução da missão ou treinamento e ser a ponta entre as equipes de campo e o comando. Através da montagem de equipamentos e repetidoras faz possível a comunicação em lugares sem cobertura de rádio ou celular.