Acesso restrito

Resgates

Relatório geral de ocorrências

Ocorrências e Situações das vítimas Nº Qtde
Acionamentos que o GRM recebeu 17
Participou efetivamente na ocorrência 15
GRM ficou de prontidão ou sobreaviso 2
Vítima localizada e resgatada com vida 38
Vítima que não foi localizada 0
Vítima que entrou em óbito durante a ocorrência 0
Vítima localizada e resgatada que já estava em óbito 2
Total de Vítimas que o GRM teve contato, resgatando (com vida ou em óbito) desde a sua fundação 40
02/09/2017

#57 - Resgate de Jovem com fratura no pé no Monte Crista

Setembro de 2017 (dia 02, sábado)
13° Acionamento de 2017
38ª Participação real (Missão, Resgate no Monte Crista)
01 Vítima resgatada

O GRM fazia um treinamento de reconhecimento da trilha do Monte Crista com os Candidatos a Membros do GRM (Alunos do GRM) da turma de 2017, quando uma Jovem, (Jhennyfer Carvalho), filha de uma das Candidatas do GRM, a qual acompanhava uma das equipes do GRM, e veio a sofrer uma torção no tornozelo do pé direito durante a descida da trilha, na região conhecida como SABONETEIRA, local onde a trilha é bastante escorregadia, com histórico de vários incidentes e acidentes com montanhistas que frequentam esta montanha.

Assim que a jovem sofreu a torção, os integrantes de APH da equipe que Jhennyfer acompanhava, fizeram uma avaliação física no membro que sofreu a torção e constataram que se tratava de uma lesão estável, porém a vítima não teria mais condições de caminhar pisando com pé no chão e decidiram imobilizar o membro com tala e colocar a jovem na maca envelope, que já  encontrava-se com a equipe, também solicitaram apoio pelo rádio a Base, que enviou mais duas equipes para auxiliar no resgate.

 

O transporte da vítima transcorreu tudo bem, porém com bastantes dificuldades para as equipes, pois tiveram que cruzar o rio do Monte Crista com a vítima na maca, onde empregaram uma técnica conhecida como Caterpillar, técnica bastante treinada pelo GRM,  o que facilitou a transposição do rio com agilidade e segurança para a equipe de resgate e para a vítima.

Por fim, a vítima foi encaminhada ao Hospital São José em Joinville para fazer RX, onde ficou constatado que ela sofreu uma fratura no osso Navicular do pé direito.

Abaixo segue o relato que a própria Vítima fez em agradecimento ao GRM:

Fui visitar o Monte Crista, no dia 2 de setembro, onde o grupo do GRM, fariam treinamento em equipes, eu acompanhei algumas equipes até lá no cume do monte, e na volta sofri uma suposta luxação no tornozelo direito, quando estávamos aonde chamam de "saboneteira" uma parte do monte Crista que tem muitos obstáculos, o caminho é estreito, e muito liso (fazendo jus ao apelido ) quando torci o pé. E foi aí que meu dia fechou com chave de ouro!.

Eu estava com dor, mais ainda no calor do momento estava suportável, e os integrantes do GRM começaram ali me socorrer, fazendo uma tala, me ajudando a entender a gravidade do que teria acontecido, se comunicando com a base pedindo reforço, pois eu teria que dali em diante descer de maca, e surpreendentemente eu fui envolvida pela atenção e carinho desse grupo que cuidadosamente fizeram todos os procedimentos com perfeição, eu estava ali com todos eles, eu era a acidentada, a atenção estava sobre mim, mas eu só conseguia prestar a atenção em como eles agiam com agilidade, compreensão, precisão, atenção e acima de tudo com muito respeito, em nenhum momento deixaram de ser atenciosos, e com muita garra me tiraram de lá. Logo que cheguei à base fui ao hospital, aonde depois de fazer o Raio -X teria fraturado o osso Navicular do pé direito. Enfim, eu simplesmente sou muito grata, primeiramente por ser aceita pra poder acompanhar e aprender ao máximo com todos vocês, a admirar tudo e todos, e depois pela motivação, atenção e carinho de todos. Sou fã de todos vocês e dessa equipe que a partir de hoje chamo de FAMILIA GRM.... Muito obrigada a todos espero poder estar acompanhando seus grandes feitos como fã e quem sabe futuramente ser uma de vocês!!!!

Admirável é o empenho de vocês em ajudar as pessoas!!!

 

Jhennyfer Carvalho.

Apoiadores

  • Sol logo
  • TEI Soluções logo
  • Bomagu logo
  • Deuter logo
  • Medical Associates logo
  • Delta logo
  • Bornier logo
  • Craje logo
  • BetaG logo
  • One Escalada logo
  • Ponto 40 logo
  • Senac logo
  • Comandos Brasil logo

Desenvolvido por BetaG Soluções