Acesso restrito

Resgates

Relatório geral de ocorrências

Ocorrências e Situações das vítimas Nº Qtde
Acionamentos que o GRM recebeu 17
Participou efetivamente na ocorrência 15
GRM ficou de prontidão ou sobreaviso 2
Vítima localizada e resgatada com vida 38
Vítima que não foi localizada 0
Vítima que entrou em óbito durante a ocorrência 0
Vítima localizada e resgatada que já estava em óbito 2
Total de Vítimas que o GRM teve contato, resgatando (com vida ou em óbito) desde a sua fundação 40
29/07/2017

#55 - Prontidão em Ocorrência no Alto Quiriri

Julho de 2017 (dia 29)
11° Acionamento de 2017
GRM ficou de Prontidão (Grupo perdido no Alto Quiriri)
00 Vítima resgatada

O GRM foi acionado às 14h30min do dia 29 de julho (domingo), por um montanhista que estava acampando com um grupo de 15 pessoas no Alto Quiriri, na região da Pedra do Lagarto.

O montanhista ligou para o Diretor Técnico do GRM, pois havia anotodo o número do celular do Diretor na sexta-feira (28/08/17), pois ele iria se deslocar com um grupo para acampar nos Campos do Quiriri.

 O montanhista informou que uma parte do grupo, com 5 (cinco) pessoas, decidiram levantar acampamento mais cedo que o restante do grupo e, retornaram para a sede de uma propriedade particular, onde estavam estacionados os seus veículos, porém este grupo de 5 pessoas não chegou a propredade dentro do horário previsto de deslocamento e, o grupo que havia ficado para trás, onde estava este montanhista, chegou no local determinado e não encontou o grupo lá e, também não tinham passado pelo grupo durante o percurso, então deduziram que o grupo havia se perdido nos campos, devido a forte neblina que cobria a região.

O montanhista informou ainda que o grupo que estava perdido (desorientado), era de pessoas experientes, tinham GPS, equipamentos de pernoite (barraca, saco de dormir, isolante) e possuíam alimentação para passar mais uma noite.

O Diretor Técnico orienteou que o montanhista e o restante do grupo aguardassem os 5 (cinco) amigos até perto do anoitecer e caso eles não aparecessem, eles deveriam retornar a ligação para o Diretor (que ficou de prontidão),  onde o mesmo iria mobilizar o GRM e enviar uma Equipe de Busca e Salvamento.

O Diretor Técnico, então fez contato com os demais membros da Diretoria para expor a situação no Alto Quiriri e, a Diretoria do Grupo decidiu colocar o GRM em Estado de Prontidão, para um possível acionamento e deslocamento ainda no domingo à noite até a região da ocorrência no Alto Quiriri, local que pode demorar aproximadamente até 3h de Joinville, com deslocamento em VTRs 4x4.

As 19h, o montanhista retornou a ligação ao Diretor Técnico informando que o grupo de 5 pessoas havia conseguido chegar à propriedade, que estavam todos bem e todo o grupo já estavam em deslocamento para suas reisdências.

Com a situação resolvida, a Diretoria desmobilizou o Estado de Prontidão do GRM.

 

Apoiadores

  • Sol logo
  • Bornier logo
  • Ponto 40 logo
  • TEI Soluções logo
  • Comandos Brasil logo
  • Deuter logo
  • One Escalada logo
  • Bomagu logo
  • Delta logo
  • Medical Associates logo
  • BetaG logo
  • Senac logo

Desenvolvido por BetaG Soluções