Acesso restrito

Notícias

05/09/2019

Qual o Conceito de Áreas Remotas?


Vamos aproveitar que hoje é dia de #tbt e falar sobre o conceito de áreas remotas, relembrando o lamentável acidente ocorrido na Serra Dona Francisca em 14.03.2015, no qual o GRM participou da operação.

Não existe uma definição específica, e alguns cenários até dispensam maiores considerações.Por exemplo, região de floresta, ou montanha, inquestionavelmente são consideradas áreas remotas.
Pois, dentro de um senso comum daquilo que significa esta expressão, estas regiões estão distantes de centros urbanos, ou afastado de locais habitados, e possuem acesso difícil.

Mas também existem outras situações que também podem ser alcançadas por este conceito, e também serem consideradas áreas remotas. Muito embora não estejam distantes da civilização.

Em 14/03/2015 o GRM foi acionado para prestar apoio em uma missão de resgate, envolvendo a queda de um ônibus por uma encosta do trecho de uma rodovia estadual, na Serra Dona Francisca, em Joinville, SC.

Mesmo tendo o acidente ocorrido nas proximidades da cidade, este ônibus despencou da serra, numa encosta montanhosa coberta por densa vegetação.
Lamentavelmente 51 pessoas perderam a vida neste acidente, que foi considerado o maior acidente automobilístico da história de Santa Catarina, em número de vítimas.

Ou seja, o conceito de área remota, para fins de operações de busca e salvamento, pode variar, dependendo de vários fatores. Noutras palavras, se a missão tiver que ser realizada em local de mata, floresta ou montanha, em local de difícil acesso, o resgate, conceitualmente será realizado em área remota, independente de estar ou não nas proximidades de cidades e zona urbana.

Obs: Este trecho, foi retirado do livro "Busca e Salvamento Terrestre" de Sergio de Oliveira Netto, membro do GRM.

Apoiadores

  • Medical Associates logo
  • Marumby Montanhismo logo
  • Jurapê Aventura logo
  • Deuter logo
  • Expoville logo
  • Craje logo
  • Senac logo
  • Bornier logo

Desenvolvido por BetaG Soluções