Acesso restrito

Notícias

03/03/2019

Resgate no Monte Crista no Carnaval

GRM foi acionado pelo CBVJ para resgatar um masculino que foi fazer a trilha do Monte Crista (Garuva/SC), e que passou mal durante a subida. Duas outras pessoas que estavam na trilha encontram a vítima, e acionaram os Bombeiros relatando o caso. ÁGUIA tentou realizar o resgate, mas como se aproximava do período noturno, e em razão da vegetação densa do local, não foi possível o resgate aéreo. Estas duas pessoas ficaram o tempo todo com a vítima, e inclusive fizeram uma fogueira para se aquecerem e para sinalizar para o ÁGUIA. O ÁGUIA chegou ver a fumaça e identificou o local onde as pessoas estavam, mas não foi possível o resgate.

Estas duas pessoas que faziam trilha e ficaram com a vítima foram fundamentais para acionar os Bombeiros, e para manter a vítima sob atenção, e para acalmar a vítima. GRM parabeniza estas duas pessoas pelo exemplo de atitude diante de uma pessoa que estava em situação de risco. Nossas homenagens para este casal que se arriscou também para ficar em situação de risco junto com a vítima.

Equipe do GRM então por meio da equipe ADMINISTRATIVA deu início aos procedimentos de montagem das esquipes, equipe de COMUNICAÇÃO instalou a base de comunicação, e as equipes OPERACIONAIS de trilha (Equipas Alpha, Bravo e Charlie) foram em busca da vítima.

Assim que localizaram as pessoas, a equipe de PRIMEIROS SOCORROS (APH) fez a avaliação primária da vítima, reidratou e alimentou a vítima. E depois de cerca de 20min foi iniciado o deslocamento pela trilha, que foi lento, mas a vítima não precisou ser carregada. GRM levou sua maca tática flexível, e na base também dispunha da maca envelope BONIER e também da JULLIET (espécie de cadeira para facilitar o acesso de pessoas com necessidades especiais a montanha, mas que em algumas situações pode ser usada – em algumas situações específicas – para ajudar na remoção da vítima). Mas não foi necessário usar nenhuma das macas.

Obs: nenhuma das pessoas possuía lanterna. Mais uma vez deixamos o alerta aqui, para que mesmo em uma trilha programada para o período do dia, SEMPRE levar lanterna para qualquer eventualidade. Equipe do GRM sempre leva lanternas reservas, que foram emprestadas para estas pessoas para que acompanhassem a equipe com mais segurança.

O resgate foi encerrado por volta das 2h da madruga desta segunda-feira de carnaval.

Apoiadores

  • Medical Associates logo
  • Marumby Montanhismo logo
  • Jurapê Aventura logo
  • Deuter logo
  • Bornier logo
  • Senac logo
  • Expoville logo
  • Craje logo

Desenvolvido por BetaG Soluções