Acesso restrito

Notícias

02/04/2018

Resgate no Pico Garuva - Pico Jurema (SC)

Na noite deste domingo (01/04/2018) GRM foi acionado para uma operação de Busca e Salvamento de três masculinos que estavam perdidos na região das montanhas em Garuva/SC.

A informação que foi repassada pelas próprias vítimas foi a de que estavam desde a última quinta-feira na montanha. E pretendiam fazer a travessia Monte Crista – Pico Garuva.
No domingo, se desorientaram, e solicitaram aos BOMBEIROS o resgate. GRM então foi acionado pelos BOMBEIROS de Joinville.

As vítimas não conseguiram passar as coordenadas/posição de onde estavam, mas deram algumas referências de onde estariam. E disseram que não tinham mais comida e nem água.

As vítimas tinham equipamentos de pernoite, e GRM tinha acabado de se desmobilizar do Plantão de Páscoa que durou quatro dias no Monte Crista. E as equipes ADM, COMUNICAÇÃO e OPERACIONAL precisavam se reorganizar para esta missão.

Junto disso as obras na BR – 101, e o congestionamento que se formou na volta do feriado, praticamente inviabilizou o início da missão na noite de domingo.

GRM então montou a estratégia, baseado nessas informações, e iniciou a missão nesta segunda-feira as 5h da manhã. Subindo a trilha do Pico Garuva – Pico Jurema.

Chegando próximo da região do cume do Pico Garuva – Pico Jurema, equipe ALPHA do GRM começou a usar os apitos. As vítimas escutaram os apitos, e se reorientaram, e começaram a se deslocar em direção ao Pico Garuva. As vítimas estavam próximas do Pico Jurema.

Ao chegar até as vítimas, equipe do GRM forneceu alimentos e água.

O enfermeiro do GRM fez a avaliação das vítimas, e considerou que todas estavam bem para descer. Estavam apenas com fome e desidratadas. Mas após comerem e beberem, e após uma parada para descanso, todas as vítimas desceram bem a montanha, na companhia do GRM.

Equipe de COMUNICAÇÃO viabilizou a comunicação entre a CENTRAL de Comando de Operações do GRM e a equipe Operacional de campo, e também acompanhou em tempo real a progressão da missão, com o uso dos RASTREADORES ELETRÔNICOS do GRM. Equipe ADMINISTRATIVA organizou a montagem das equipes durante toda a madrugada, para que a equipe ALPHA estivesse pronta para sair de madrugada.

As vítimas foram conduzidas em segurança para fora da montanha.

GRM: você pode confiar!

Apoiadores

  • Marumby Montanhismo logo
  • Senac logo
  • Jurapê Aventura logo
  • Expoville logo
  • Bornier logo
  • Deuter logo
  • Medical Associates logo
  • Craje logo

Desenvolvido por BetaG Soluções