Acesso restrito

Notícias

13/08/2017

Buscas nas montanhas da região de Garuva/SC

GRM foi acionado para realizar buscas na região das montanhas de Garuva, para verificar o relato de montanhistas que estavam acampados na área, e disseram ter visto o que seria o velame de um paraglider/parapente/paramotor, e que estaria enroscado (arborizado) em uma aresta montanhosa.

A aeronave ÁGUIA não pode sobrevoar a região por causa do mal tempo.

Equipes do GRM, em coordenação com Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ), e com o ÁGUIA/PMSC, instalaram uma base de rádio (Equipe de COMUNICAÇÃO GRM), e as equipes OPERACIONAIS de montanha foram fazer a busca terrestre na região de mata/montanhosa.

A Equipe OPERACIONAL GRM usou técnicas de rastreamento com o emprego de binóculos para vasculhar a área.

Após várias horas (incluindo o deslocamento na região montanhosa e as buscas na área de interesse), foi suspensa a missão, para reavaliação de todas as informações até o momento obtidas.

GRM só deslocou a equipe depois de fazer vários questionamentos a estas pessoas que teriam visto este objeto (suposto velame de paraglider/paramotor/parapente). GRM também entrou em contato com Órgãos Públicos de Resposta, com outros pilotos de paraglider/paramotor, e com as escolas de pilotos da região para saber se alguém teria alguma informação sobre o eventual desaparecimento de um piloto praticante deste esporte.

A conclusão do GRM foi a de que, na dúvida, seria mais recomendado enviar equipes, mesmo não tendo certeza dos fatos, pois uma vida humana poderia estar em risco.

No momento as buscas foram suspensas para reavaliação.

Se alguém tiver informações sobre estes fatos, pedimos que entrem em contato com os Bombeiros ou a Polícia Militar da região de Joinville, nos telefones públicos comuns destas instituições.

Apoiadores

  • Marumby Montanhismo logo
  • Jurapê Aventura logo
  • Medical Associates logo
  • Craje logo
  • Senac logo
  • Bornier logo
  • Deuter logo
  • Expoville logo

Desenvolvido por BetaG Soluções